sábado, 6 de novembro de 2010

Guia BH

Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga 


O estilista mineiro Ronaldo Fraga abre exposição plástica e interativa que retrata a cultura popular presente ao longo do Velho ChicoRio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga traz dez ambientes com instalações de arte contemporânea que retratam suas experiências e histórias vividas durante viagem pelo rio para a criação de sua coleção de moda primavera/verão 2009. O público pode conferir o trabalho entre os dias 20 de outubro e 28 de novembro, na Galeria Alberto da Veiga Guignard.



Em junho de 2008, Ronaldo Fraga surpreendeu o mundo da moda ao apresentar, no São Paulo Fashion Week, sua coleção primavera/verão 2009 inspirada no rio São Francisco. O estilista ousou ao transpor para a moda a alma do maior rio totalmente brasileiro, bordando, com poesia e fidelidade, sua cultura, riquezas, crenças e costumes. Por dois meses, o estilista viajou pelas margens do São Francisco em uma verdadeira expedição que resultou em, além de sua belíssima coleção, num riquíssimo e singular legado particular.



A montagem é composta por instalações plásticas de arte contemporânea divididas em dez ambientes, interligados por um percurso que remete ao interior do vapor Benjamin Guimarães, construído em 1913, tombado como patrimônio, e único do modelo em funcionamento no mundo. Ao navegar pelas águas da exposição, o visitante irá se deparar com elementos que remetem ao rio, desde a foz até a nascente, passando pelas lendas, religiosidade, cheiros e sabores, música e pelos costumes das cidades ribeirinhas, entre outros símbolos e características que são únicas ao São Francisco. 


Após BH, a exposição percorre, a partir de 2011, outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Brasília, Pirapora e Januária.  Ao final da itinerância, será lançado um livro sobre a exposição.  

Serviço
Evento: Lendas do Sertão
Data: 20 de outubro a 28 de novembro
Local: galeria Alberto da Veiga Guignard
Horário: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingo: 16h às 21h
Entrada franca
Informações: (31) 3236-7400



3 comentários:

  1. Flor... Você já foi??? Vamos juntas???? Eu coração 4 me 4 you!!!

    ResponderExcluir
  2. ow... achei meio fraca a exposição... o que salvou foi o documentário naquela salinha lá.... e eu aproveoteo pra deixar um comentario pseudo-revoltado naquele quadro negro...hauhauauh

    ResponderExcluir